Defesa Animal

Exploração animal – consumo de ovos

foto: Shevi

Animais são criados, reproduzidos, modificados geneticamente e manuseados de várias formas para a produção de ovos, que serão destinados tanto para a alimentação humana como para a fabricação de produtos industriais alimentícios, farmacêuticos e cosméticos.

 

Algumas razões pelas quais devemos abandonar o consumo de ovos:

- Com o propósito de manter o maior número possível de animais, aves poedeiras são mantidas confinadas em espaços minúsculos, onde mal podem mover-se.
- Galinhas poedeiras vivem durante toda a vida em gaiolas de cerca de 1 m x 0,45 x 0,45 onde são mantidas 8 animais. Elas vivem sem que seja possível sequer abrir as asas.
- Muitas aves poedeiras morrem devido ao estresse do confinamento.
- Para evitar que com o estresse do confinamento, os animais ataquem-se e mutilem-se uns aos outros com bicadas ou pisoteados, as aves ainda novas são submetidas à debicagem, a amputação da ponta do bico. Esse processo é feito em brasa quente, causando extrema dor e sangramento.
- Para facilitar a manutenção pelo criador, aves poedeiras vivem toda a vida sobre o chão de arame das gaiolas, para as quais suas patas não estão adaptadas.
- Como todos os animais de granja, aves poedeiras são privadas de todo o comportamento natural, como formar família, construir ninhos, passar horas se movimentando, etc.
- Os pintinhos recém-nascidos são selecionados, para que as fêmeas se tornem produtoras. Os pintinhos machos, inúteis à indústria de ovos, são descartados, esmagados vivos ou triturados num tipo de moedor gigante.
- Aves poedeiras nascem e morrem sem verem a luz do sol ou pisar na terra e quando deixam de produzir, são enviadas ao matadouro e vendidas como carne.

Além de todos esses pontos citados, o impacto ambiental da produção animal (da qual a produção de ovos tem grande parcela), é muito mais violento que qualquer outra prática e o seu uso na alimentação humana está diretamente relacionado às doenças que mais levam à óbito, como as doenças coronárias e os variados tipos de cânceres.

Mas, claro, a principal razão para mudarmos o hábito quanto ao consumo de ovos é de que os animais não existem para nosso uso. Animais não são produtos, mercadoria ou propriedade.

 

 

 

 

 

VÍDEOS:

‘Hatcherry horrors’

‘Egg farm video’

 

FOTOS:

Veja fotos do uso de animais para a produção de ovos.  [>]

 

 


Alternativa:

- Não consumir, uma vez que podemos encontrar todos os nutrientes de que necessitamos em alimentos de origem vegetal ou sintética.

 

 

O que você pode fazer:

- Substituir o consumo de ovos por outros produtos de fonte vegetal, incluindo os insumos derivados utilizados em produtos alimentícios industriais.
- Não comprar roupas, artesanatos ou objetos que usem penas.

 

 

 

 

 

_