Defesa Animal

Onca

Onca é uma entidade de defesa animal, totalmente voluntária, independente e sem fins lucrativos, que divulga e defende os Direitos Animais (também chamados de Libertação Animal), ou seja: a extinção do uso e exploração animal ou sua substituição, através de usos alternativos e conscientes. A filosofia dos Direitos Animais é baseada na Ética e é simples: a de que animais não existem para o uso dos humanos.
Tomamos por base o que consideramos o princípio da ‘Declaração Universal dos Direitos Animais’, proclamada na assembléia da UNESCO em Bruxelas, em 27 de Janeiro de 1978:

Artigo 1
Todos os animais nascem iguais diante da vida e têm o mesmo direito à existência.

Artigo 2
a) Cada animal tem direito a respeito.
b) O homem, enquanto espécie animal, não pode atribuir-se o direito de exterminar os outros animais ou de explorá-los, violando esse direito. Ele tem o dever de colocar a sua consciência ao serviço dos outros animais.
c) Cada animal tem o direito à consideração, à cura e à proteção do homem.

Consideramos que muito bem definiu este conceito, a frase da escritora Alice Walker:

“Os animais do mundo existem para seus próprios propósitos. Não foram feitos para os seres humanos, do mesmo modo que os negros não foram feitos para os brancos, nem as mulheres para os homens.”

Alice Walker, escritora estadunidense, ganhadora do Prêmio Pulitzer em 1983, pela obra ‘A Cor Púrpura’, ativista pelos direitos dos negros e das mulheres, vegetariana
prefácio de ‘The Dreaded Comparison’, de Marjorie Spiegel, 1996, p. 14.

Nascida em Curitiba, Paraná, Brasil, a organização Onca existe desde 2004. Desde 2011 ela é presente também no Rio Grande do Sul. O nome ‘Onca’ vem de ‘Panthera onca’, o nome científico da onça-pintada, e foi escolhido por ser um símbolo das nossas florestas sulamericanas. Nossa logomarca traz uma pinta copiada da pelagem original de um exemplar da espécie. A pinta colocada num quadrado seria um ‘totem’, para que a força, o instinto e a perspicácia do animal (e enfim, de toda vida animal) inspire nossas ações.

Nossas principais atividades são:
- Estandes informativos em locais públicos ou feiras (com exibição de vídeos, banners e impressos, distribuição de material gratuito e esclarecimentos sobre temas abordados).
- Exibições de vídeos-documentários e palestras gratuitas em escolas, associações e feiras.
- Desenvolvimento e acompanhamento de projetos de lei.
- Pesquisa e documentação sobre os diversos temas relacionados ao uso/exploração animal e suas formas alternativas.
- Desenvolvimento de material informativo de autoria própria.
- Manifestações e protestos.

Por extensão, algumas atividades que também temos realizado são:
- Denúncias, processos jurídicos.