Defesa Animal

Sônia T. Felipe

COLUNA ABRAÇOS ABOLICIONISTAS    -   COM SÔNIA T. FELIPE.

 

A filósofa brasileira, doutora em Filosofia Moral e em Teoria Política, com pós-doutorado em Bioética animal, Sônia T. Felipe foi por 30 anos professora, pesquisadora e orientadora no Departamento de Filosofia e no Doutorado Interdisciplinar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC, na área de Ética Animal e Ambiental, de Filosofia Política e Teoria da Justiça.

Desde 2002, é membro do Bioethics Institute da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e investigadora do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, Portugal.

É autora dos primeiros livros de Ética animalista escritos no Brasil: Por uma questão de princípios: alcance e limites da ética de Peter Singer em defesa dos animais (Boiteux, 2003, esgotado); Ética e experimentação animal: fundamentos abolicionistas (Edufsc, 2007; 2014); Galactolatria: mau deleite (Ecoânima, 2012); Acertos abolicionistas: a vez dos animais (Ecoânima, 2014).

Deixou de comer carnes no final dos anos 80 e tornou-se vegana dez anos mais tarde.

Pioneira no estudo da ética e do direito animal no Brasil, introduziu no debate acadêmico as teorias de Peter Singer, Tom Regan, Richard Ryder, Humphry Primatt, Steven Wise e Gary Francione, centrando seus argumentos na tese abolicionista inaugurada por Regan e Ryder e também defendida por Francione.
Atualmente, dedica-se à pesquisa em ética animal, dieta vegana, neurociência e violência contra animais, temas sobre os quais versa em seus textos, livros, palestras, cursos e vídeo-aulas, material que disponibiliza para a página do ONCA na Coluna Abraços Abolicionistas mensalmente.

A seguir você pode acompanhar por mês e título cada postagem e no final de cada página pode deixar seu comentário.

MÊS>>

AGOSTO

07/08/2015 – Vídeo: De onde vem o leite de vaca? >

JULHO

16/07/2015 –  Leis animalistas reducionistas, migalhas para os animais!>